Segurança no elevador exige cuidados
O elevador é o equipamento mais utilizado por quem mora em prédio de apartamentos. É o “transporte público” dos condomínios. Por isso, o síndico deve adotar todas as medidas para garantir o bom funcionamento e a segurança dos equipamentos para seus usuários.
Além de estimular o correto uso por parte dos moradores, afixando as dicas da empresa responsável pela manutenção nos quadros de aviso do condomínio, o síndico deve observar regularmente o funcionamento do elevador, para verificar se o equipamento apresenta qualquer alteração no funcionamento.
O elevador deve ser interditado e a empresa de manutenção acionada imediatamente se houver desnível de cabine e quando o equipamento estiver parando entre dois andares ou andando com a porta aberta. Esses são sinais de que o elevador está com sérios problemas técnicos.
O condomínio não deve permitir acesso de moradores ou estranhos à casa das máquinas e nem que essa área seja usada como almoxarifado. Do mesmo modo, é fundamental que o síndico alerte os condôminos quanto aos riscos de acidentes causados por brincadeiras dentro do elevador, como pular, balançar ou forçar a abertura da porta automática.
O zelador deve ser orientado a manter a casa de máquinas sempre trancada, mas com boa ventilação, e permitir acesso somente as pessoas autorizadas, além de controlar a freqüência das inspeções. Em caso de qualquer irregularidade, ele deve desligar o elevador e acionar a empresa de assistência técnica.
O contrato de manutenção de elevadores é obrigatório nos condomínios. É muito importante que as medidas de segurança sejam reforçadas no dia da inspeção, para evitar acidentes. O condomínio deve providenciar para que placas de sinalização sobre reparos ou manutenções sejam colocadas na garagem, no térreo e nas portas dos elevadores.
Orientar, otimizar e facilitar a locomoção dentro dos condomínios, a Lello tem as melhores soluções. Conta Comigo!
A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.