O Desafio dos Prédios Comerciais
Nos prédios comerciais de São Paulo, um dos principais desafios é conciliar interesses comuns e individuais. Outro ponto crítico se refere à gestão dos contratos de manutenção e conservação das áreas comuns.
Esses empreendimentos possuem uma característica peculiar: tanto os usuários dos imóveis quanto os proprietários investidores são clientes do condomínio, e cada um possui necessidades distintas.
Os locatários demandam bons serviços, instalações e apresentação dos empreendimentos, além de um baixo custo condominial, e para garantir esses três pilares, é preciso realizar investimentos de atualização, o que nem sempre é interessante para os proprietários, que são os responsáveis por arcar com este tipo de ação.
Do mesmo modo, é necessário atrair e manter a ocupação das salas comerciais, bem como manter o valor do metro quadrado dos conjuntos valorizado.
Como atender as necessidades de todos?
Para resolver os entraves e manter a boa convivência é preciso oferecer um conjunto de serviços e facilidades para síndicos e usuários dos condomínios comerciais. Também é importante reduzir os custos mensais e prolongar a vida útil dos equipamentos e instalações com a manutenção preventiva e planejada.
Entre as soluções apontadas para esses empreendimentos estão a busca pela redução dos custos condominiais através da captação de receitas com a operação do estacionamentos por operadoras especializadas, que revertem em aluguel mensal para o condomínio, locação do terraço e topos dos prédios para locação de antenas de telecomunicações ou de operadoras de celulares, locação de áreas comuns para serviços de cafeteria e locação de espaços para a realização de reuniões, entre outras.
O sistema de trabalho destinado aos condomínios comerciais deve focar o planejamento operacional e financeiro junto ao corpo diretivo, apresentando alternativas de implantação de processos para a redução de custos e incremento do valor patrimonial e imobiliário do empreendimento.
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