Aplicativo de prestação de contas digital
Um aplicativo de prestação de contas digital inédito e inovador, para consulta e aprovação das contas de condomínios em São Paulo, desenvolvido pela equipe da Lello, teve, em 18 meses, adesão de 85% dos cerca de 2 mil empreendimentos administrados pela empresa.
O número de acessos ao sistema, de síndicos e moradores que integram o corpo diretivo dos condomínios chegou a 180 mil desde setembro de 2014, com média de 10 mil por mês.
Todo processo de gestão financeira está disponível no aplicativo da administradora e com espaço para o condômino comentar e perguntar. As questões que são enviadas para uma central, são respondidas em 24 horas e dúvidas operacionais são encaminhadas para o síndico.
A ferramenta online substitui a tradicional pasta de prestação de contas mensal, usada pelas administradoras de condomínios desde a década de 1980.
O uso do App permitiu reduzir de 180 para apenas um dia o tempo de resposta para dúvidas de síndicos e conselheiros sobre os lançamentos feitos na prestação de contas mensal, agilizando todo o processo.
Antes a pasta era entregue aos condomínios quase 30 dias após o fechamento do mês e demorava em média cinco meses para voltar à administradora, porque, além da conferência pelo síndico, passava entre os conselheiros, que faziam suas observações e apontamentos.
Agora tudo isso pode ser feito no ambiente online. Todos os lançamentos e comprovantes sobre recebimentos, despesas com pessoal do prédio, serviços terceirados, consumos, contratos de manutenção e conservação, transferências contábeis e financeiras, tributos e taxas e contas extraordinárias podem ser consultados pelo App.
Pela nova ferramenta, que oferece login e senha individuais, tudo é mostrado online e de forma detalhada para síndicos e moradores que fazem parte do corpo diretivo: receitas do condomínio, pagamentos das despesas com pessoal, dos serviços terceirizados, das contas de água, energia elétrica e gás e das empresas de manutenção e conservação, além de tributos e taxas e das despesas extraordinárias.
É possível clicar em links para arquivos em extensão PDF que mostram os comprovantes de depósitos e transferências dos pagamentos efetuados, além das notas fiscais emitidas por fornecedores do condomínio, concessionárias de água e luz e pelas prefeituras, no caso de tributos, por exemplo.
Por ser um ambiente interativo, é possível, síndicos e conselheiros podem cadastrar suas dúvidas online. Tanto o conselho pode visualizar as contas já aprovadas pelo síndico quanto o síndico tem acesso, pelo sistema, às recomendações e apontamentos feitos pelos conselheiros.
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A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.