Novos moradores e a rotina dos condomínios

Convivência

18.02.2016,

Por: admindev

Os novos moradores de condomínios residenciais devem estar atentos a uma série de questões envolvendo o funcionamento e a rotina desses edifícios. Atualmente, os condomínios já respondem por 37% do total de domicílios na cidade de São Paulo.

Com mais pessoas passando a morar em condomínios pela primeira vez, é fundamental que algumas orientações sejam observadas. Obter o máximo de informações sobre a sistemática do empreendimento é fundamental.

A primeira dica é o morador solicitar um balancete do condomínio, documento que costuma trazer uma variedade de informações: se o condomínio está em obras ou arrecadando fundos para reformas, se os funcionários são próprios ou terceirizados, o dia de vencimento e valor da cota de condomínio e o índice de inadimplência, entre outros dados.

Se o novo morador for o responsável pelo pagamento da cota condominial é fundamental que ele entre em contato com o síndico ou com a administradora para solicitar a atualização do cadastro. Desta forma, os boletos passarão a ser emitidos no nome dele.

É recomendável que o condômino peça antecipadamente ao zelador o regulamento interno do condomínio, documento que contém informações sobre as normas do local, instruções para reformas e até mesmo as regras para a realização da mudança, com datas, horários e locais de entrada e saída de equipamentos.

Quando o novo morador passar a ocupar o apartamento é muito importante, também, que ele preencha o cadastro do condomínio. Além de informações gerais como nomes dos moradores e contatos, este cadastro traz informações sobre veículos os empregados nas unidades. Isto é fundamental para a manutenção da segurança do empreendimento.

Boas-vindas

A recomendação, para o síndico, é que dê as boas vindas à nova família e se coloque à disposição para apresentá-la aos demais condôminos. Caso existam reuniões e confraternizações, o síndico pode ter um cuidado especial para com os que são recém-chegados, buscando proporcionar a integração.

É importante também que o síndico entregue, de preferência em mãos, aos novos condôminos, uma cópia completa do regulamento interno do condomínio. Isto, feito de maneira simpática, reforça a necessidade que as regras sejam seguidas. É uma prova também de que aquele condomínio valoriza a boa convivência e as normas existentes.

Outra atitude simpática é pedir para que o zelador reúna e encaminhe para os novos moradores os contatos dos principais fornecedores da região, como farmácias, pontos de táxi, restaurantes e lavanderias, que fazem entregas naquele condomínio.

Nos condomínios que contam com síndicos mirins, pode ser uma função deles receber as novas crianças e apresentá-las à turma do condomínio. Assim os novos moradores vão entrando no ritmo daquela comunidade e se sentindo acolhidos.

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

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